Médica alerta que vacina é única forma efetiva de prevenção contra Sarampo

Foto: Reprodução

O Surto de Sarampo em São Paulo e o primeiro registro da doença em terras paranaenses, mesmo que importado, acendeu alerta vermelho nas autoridades sanitárias do Estado. Em Paranaguá, a preocupação aumentou também, pela proximidade com a área que está tendo registro de vários casos da doença. Por este motivo a Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta semana uma série de medidas para aumentar a divulgação de mais informações à população local. 

A médica infectologista Lúcia Eneida Rodrigues, que atua na rede municipal de Saúde, alerta para a importância da vacinação, que começou a ser intensificada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) há alguns dias. Ao mesmo tempo começa a ser realizada entrega de material informativo na cidade, numa produção conjunta com a Secretaria Municipal de Comunicação. Vídeo com orientações sobre a doença também será encaminhado para as redes sociais nesta semana. 

“Temos uma vacina altamente eficaz, disponível em todas as unidades de saúde, e que é a única forma efetiva de prevenção”, alerta a médica. “A doença não se instalou ainda aqui no Paraná e isso pode ser prevenida com a aplicação da vacina”, comenta Lúcia Eneida, que tem experiência no tratamento de pacientes com sarampo após acompanhar epidemia ocorrida em Londrina, em 1998. A doença está erradicada do Estado desde então. 

As doses estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde de Paranaguá. Lúcia Eneida Rodrigues é infectologista e comenta complicações que podem decorrer da doença.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *